Origem do Dia Internacional da Mulher


 Desde 1975, o dia 8 de março é especial pois é quando comemoramos no Brasil o Dia Internacional da Mulher.



Foi no dia 8 de março de 1857, que as operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque entraram em greve para reivindicar a redução do horário de trabalho de mais de 16 horas para 10 horas por dia. O movimento destas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, gerou uma reação e elas foram fechadas na fábrica. Um incêndio que iniciou na fábrica resultou na morte de 130 mulheres.

Mais tarde, em 1903, mulheres profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League, associação que tinha como objetivo principal ajudar todas as trabalhadoras a conseguirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, as ruas de Nova Iorque foram o palco para uma marcha de mais de 14 mil mulheres que reivindicavam o mesmo que as operárias de 1857 mais o direito de voto. No slogan "Pão e Rosas", utilizado na caminhada, o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, que o dia 8 de Março seria o "Dia Internacional da Mulher".

Comentários

Postagens mais visitadas