13 dicas de decoração para espaços pequenos com porcelanato e mobília multifuncional

Decorar ambientes pequenos pode ser uma tarefa mais fácil do que você imagina. Com apartamentos e casas cada vez menores, é sempre bom saber como planejar a decoração para criar a impressão de ampliação do espaço. Um  dos truques para ganhar alguns metros é usar o piso a seu favor.
 
Algumas técnicas simples na hora de escolher e assentar o piso podem enganar os olhos e deixar o ambiente maior. A primeira delas é a cor: Tons claros e neutros aumentam a sensação de ventilação e, inevitavelmente, causam a impressão de que o ambiente é mais espaçoso. O mesmo vale para o tamanho da cerâmica. Quanto maior, mais amplo o ambiente aparenta ser.

O rejunte também desempenha um papel importante na hora de dar mais profundidade ao chão. Em casas ou apartamentos pequenos a melhor opção é apostar em porcelanatos, onde a distância entre as peças é menor. Quando a distância entra as peças é grande e o rejunte mais aparente, há uma quebra na linearidade do piso, o que causa a sensação de redução do espaço.

A direção em que o piso é assentado é outro fator a ser considerado se a intenção é ampliar o ambiente. Aposte em pisos colocados na vertical ou diagonal. Estas direções funcionam como um truque para os olhos, que veem o espaço com maior profundidade. Com esses pequenos truques você ganha alguns metros quadrados no seu lar.

Em espaços pequenos não há nada como apostar em mobília multifuncional para decorar com estilo e praticidade, por isso separamos para vocês umas dicas de como aproveitar melhor o espaço com muito estilo.

Confira as dicas:
1. Elimine todos os objetos que não combinem com a divisão e decoração pretendida e/ou que não tenham qualquer utilidade – não há espaço para acolher coisas pouco essenciais. O que escolher manter deve ter um lugar certo, porque ao manter tudo organizado e no sítio, o espaço vai automaticamente parecer mais amplo e arejado.

2. As cores mais suaves e claras aumentam de forma natural um espaço reduzido. Preferencialmente, opte por uma decoração monocromática, ou seja, escolha uma só cor e utilize-a em tons de intensidade variada.

3. A luz natural é o melhor amigo de um espaço pequeno, inundando-o com um efeito surpreendente que parece aumentar o recanto mais minúsculo. Se não interferir com a sua privacidade, evite pendurar cortinas; se fizer questão de vestir as janelas escolha um cortinado leve e semitransparente, sempre em tons claros. Se a luz natural não for muito abundante, invista na iluminação artificial com focos de teto, candeeiros de pé e de mesa.

4. Os espelhos são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço crescer a olhos vistos: pendurado ou pousado no chão, um espelho é um dos elementos que não pode faltar nas divisões mais pequenas da casa.

5. Evite dispor mobiliário junto às portas e nas áreas de passagem. Aposte em mobília “curta” poufs, cadeiras sem braços, mesas baixas – para não roubar centímetros preciosos e “abrir” mais o ambiente. Em termos de objetos decorativos, principalmente os que são mais altos, deve colocá-los, de preferência, junto às paredes em vez de no espaço aberto.

6. Ainda em termos de mobiliário opte por peças grandes, em menor quantidade; do que muitas peças pequenas. A quantidade vai dar um aspecto desarrumado ao espaço, ao contrário de meia dúzia de elementos de grande porte que vão emprestar um ambiente calmo e estruturado ao espaço.

7. Um chão visível fará qualquer divisão parecer maior ao contrário de um coberto por tapetes. Se não abdica de um bom tapete, opte por colocá-lo apenas numa parte do espaço, deixando sempre algum chão à vista.

8. Em vez de ter uma mesa de centro na sala, opte por uma consola comprida e estreita para exibir por de trás do sofá ou então uma mesa de apoio estacionada ao lado do sofá e que pode ser colocado no centro sempre que necessário.

9. As televisões estão presentes em todos os cantos da casa e podem ser verdadeiros “intrusos” em espaços diminutos. Um suporte específico para televisões que podem ser afixadas às paredes ou então modelos como os LCD que são perfeitos para pendurar.

10. Num quarto para crianças com dimensões reduzidas, opte por beliches ou então as camas 2-em-1, onde uma delas está camuflada como uma espécie de gaveta encaixada sob a cama de cima, podendo ser aberta de noite e ocultada de dia.

11. Mesmo as casas mais pequenas têm corredores é o local ideal para colocar armários estreitos (ganhando espaço de arrumação diverso) ou então para exibir a sua biblioteca. Se preferir deixá-lo vazio, pintar as suas paredes com riscos horizontais irá alongar o corredor.

12. Os materiais transparentes alongam qualquer zona porque acabam por refletir a luz e o próprio espaço: pode ser uma mesa com tampo de vidro ou de acrílico, portas e armários com vidro, cadeiras em acrílico transparente.

13. Numa cozinha com poucos metros quadrados, escolha uma mesa que possa ser afixada à parede e aberta exclusivamente à hora das refeições; bancos altos ou empilháveis; uma barra de aço inox afixada sobre a bancada para organizar todo o tipo de utensílios – uma decoração minuciosa para poder cozinhar e saborear com muito estilo.   

Comentários

Postagens mais visitadas