Sapiens Parque deve mudar rotina do Norte da Ilha e gerar mais empregos

Em uma área de 450 hectares, no norte da Ilha de Santa Catarina, nasce um projeto com um novo conceito de pólo tecnológico, concebido para ser referência em inovação, pesquisa, tecnologia e sustentabilidade e aumentar o potencial da região que atualmente sofre com a sazonalidade do turismo.
Maquete do Projeto Sapiens Parque

O Sapiens é fruto de uma ação conjunta entre a Fundação CERTI, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o governo do Estado, para a geração de oportunidades e renda em um segmento que já é a principal fonte de receitas de Florianópolis. Atualmente, a tecnologia responde por 32% do PIB da capital catarinense, que é conhecida como “Capital da Inovação”.

As obras de infraestrutura viária já foram concluídas e neste momento esta em andamento construções dos empreendimentos âncora (que incluem centros de referência, laboratórios e incubadoras), equipamentos de lazer e eventos que irão mudar o potencial da região norte da cidade com a redução da sazonalidade do turismo e o aumento da geração de empregos.  Estas ações estão permitindo ao Sapiens cumprir a sua missão de promover o desenvolvimento sustentável com qualidade de vida.

Confira o que já esta em operação no local:
Trilha do Rio do Braz – Espaço aberto ao público para passeios ecológicos em meio a uma área verde preservada com passarelas, pontes, placas informativas e torre panorâmica.

Animaking - Celeiro de inovações tecnológicas e profissionais multidisciplinares que colocará Florianópolis no mercado internacional de animação. Como um organismo criativo, integra conhecimentos de diversas áreas - das exatas as humanas, em projetos para cinema, publicidade e entretenimento. A produtora utiliza avançados recursos de computação gráfica, softwares exclusivos e equipamentos de ponta para a confecção e movimentação dos bonecos.

InovaLab - Ambiente para geração de empresas de base tecnológica e oportunidade para novos projetos de inovação, inaugurado em setembro de 2010. A incubadora inclui sete estúdios com 150 metros quadrados para pesquisa e desenvolvimento, onde as empresas nascentes terão acesso a uma infraestrutura compartilhada e suporte técnico e empresarial.
Entrada do Sapiens Parque




Arena Sapiens – complexo urbano e ambiental de 180 mil m² junto a uma área verde preservada de 2 milhões de m², conta com a mais moderna pista de kart do país (que sediou duas edições do Desafio Internacional das Estrelas), e está integrada à Arena Multiuso de Florianópolis, além de ser uma das unidades do Jardim Botânico da Capital. Também estão previstos, para os próximos anos, a criação de museus interativos de inovação ao ar livre e em ambientes fechados, Centro de Mobilidade e espaços para caminhada, corrida e lazer.

Biblioteca SESI Unidade Sapiens Parque – Um espaço aberto à comunidade, a unidade Sapiens da Biblioteca SESI conta com ambiente multimídia para uso público, serviço de empréstimo de jogos educativos, livros, gibis, CDs e DVDs. Oferece também oficinas educativas e de promoção da inclusão digital.

Sistema de Monitoramento Ambiental- Já está em operação, seguindo as diretrizes do licenciamento ambiental e urbanístico. O projeto visa assegurar a preservação da natureza e a segurança jurídica para os investidores. Estações de monitoramento foram instaladas em diversos pontos do Norte da ilha para controlar o impacto da construção na comunidade. As plataformas medem temperatura, umidade, precipitação pluvial, nível de radiação ultravioleta e nível do lençol freático.

Comentários

Postagens mais visitadas